segunda-feira, 21 de março de 2011

Dia do Pai

No Jardim de Infância, no curto período de tempo que antecede o do Dia do Pai, as conversa e as histórias sobre os afectos são mais frequentes e a figura do Pai aflora mais fàcilmente na expressão artística de cada criança. Os resultados são diversos,  pois cada criança é diferente de outra criança.
Assim cada uma falou do seu pai, pondo muito amor nas suas palavras, que depois de recolhidas e misturadas, resultaram neste poema colectivo.
"O meu pai é grande.
O meu pai é grande e é maior que a minha mãe.
É careca.
O meu pai é bom.
É bonito.
O meu Pai é careca, é quase muito careca.
O meu pai está sempre a dar miminhos;
O pai brinca comigo.
O Papá às vezes agarra-me ao colo e dá-me miminhos.
Os miminhos do meu pai são eu no colo e ele a dar-me beijinhos.
O meu pai é muito meiguinho comigo e brinca muito comigo.
Às vezes dá-me beijinhos.
O meu pai gosta de mim.
Compra-me brinquedos.
E também dá sempre um bocadinho de colo e algumas gomas.
O pai às vezes dá-me bombons.
Dá-me cócegas.
Ele dá-me muitos beijinhos.
Eu também gosto muito do meu pai, porque gosto tanto dos miminhos dele.
Quando está atrasado eu despacho-me a vestir.
O meu pai também é meu amigo.
Ele gosta tanto de mim e eu brinco sempre com ele.
Todos gostamos do meu pai e até eu e todos somos amigos.
Gosta tanto de mim e eu gosto tanto dele.
Às vezes está zangado.
Às vezes ele zanga-se e às vezes não fica zangado.
É bem disposto e zangado às vezes.
Às vezes ele ralha um bocadinho porque eu estou a portar mal, mas depois eu porto-me bem e ficamos muito felizes.
Gosta de ver notícias; ele ralha comigo porque eu às vezes não deixo ouvir e depois dá minutos para eu ficar caladinho.
Gosta de ver os carros de corrida.
O meu pai brinca comigo.
 - a jogar à bola;
 - mais à praia;
 - traz à escola.
O meu pai guia o popó.
O meu pai faz a minha cama.
Ele arruma o meu quarto.
Ele anda de baloiço comigo.
O pai traz a filha à escola.
Também leva a mãe para casa do avô.
Arranja coisas.
A mãe vai sair e eu fico sozinho com o pai e o pai faz a comida sozinho.
O pai joga à bola e faz o comer.
Apanha pássaros e joga à bola mais eu.
Também dá comer ao avô.
E também faz o almoço quando está em casa e a minha mãe está a trabalhar.
Gosta muito de mim e eu gosto dele.
De manhã eu vou para o pé dele.
Ele faz-me cócegas e miminhos.
E também às vezes vai às compras comigo.
Põe-me no carro das compras e vai comprar.
Gosta muito de vender comigo.
O meu pai é dorminhoco e às vezes ele não janta nem almoça, porque tem dor de cabeça.
Às vezes eu ponho-me em cima dele e ele faz-me cócegas – é “pai colchão”
Gosto dele “desde aqui até ao tecto”.
Eu gosto dele … “mil”.
Gosto muito dele, mas eu gosto “até cem”.
Gosto muito dele, “daqui até à Lua e da Lua até aqui.”
Eu gosto dele “até mil” e “até à Lua”.
Eu gosto do meu pai “até ao mar”.
Pai amigo.
Adoro o meu pai."
Nos seus desenhos,  o Pai é a figura central. 
 Brincando com as letras, como fazem muitas vezes ao longo do ano, com mais ou menos dificuldade, escreverem a capa da sua mensagem para o Pai.
 Com papel colorido fizeram um bonito envelope, para levar o presente e a mensagem de amor ao Pai
E voltaram para casa felizes.

Esperamos que tenha sido um dia muito feliz para todos os Pais!

1 comentário:

Anónimo disse...

Bonitas, as palavras das crianças.
Bonitos, os afectos que importou dizer...
parabéns