Quando as crianças entram no Jardim de Infância têm já o conhecimento de que pertencem a uma família. No entanto, é estabelecendo novas relações com outras crianças, com outros adultos e participando em projetos escolares, que elas descobrem novos sentimentos de pertença, não só à família, mas a novos grupos, tais como: a um grupo escolar, a uma nação, à europa, ao planeta Terra, etc. É com este objetivo que se desenvolvem algumas atividades conjugadas entre si, cujos primeiros passos neste ano letivo aqui vos deixo para apreciarem.
Conhecimento de si e do seu corpo
Partimos de jogos de movimento e de histórias, para conhecermos o nosso corpo, que depois representamos: 1.º só o rosto, frente ao espelho, com tintas acrílicas sobre cartão
Somos as crianças do Jardim de Infância de Amor e formamos um belo grupo!!
2.º o corpo todo.
As crianças deitaram-se uma a uma numa grande folha de papel, onde fomos marcando os seus tamanhos. Estabeleceram relações de grandeza, descobrindo quem tem tamanho maior, igual ou menor, em todo o grupo. Depois contornamos o corpo de uma das crianças com lápis, seguido de caneta e posteriormente de pintura.
Em pequenos retângulos de cartão, fizeram o auto-retrato com tintas acrílicas, que colocaram em volta do Planeta Terra, também pintado. Com estes elementos, criaram o quadro dos aniversários, onde irão assinalar os aniversários de todas as crianças, ao longo do ano letivo.
A pertença à família
A família do Sérgio A família da Mariana Franquinho A família do Dinis A família da Juliana
A Família da Catarina A Família do Martim
A Família do Rodrigo A Família do Lucas
A Família da Mariana Varalonga A Família do Flávio
A Família da Clara A Família do Ricardo
Temos uma nacionalidade - SOMOS TODOS PORTUGUESES
Aprendemos que Portugal tem uma CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA PORTUGUESA, que contém todos os direitos e deveres dos cidadãos.
Explorámos e representámos: a partir de histórias
Artigo 65.º
(Habitação e urbanismo)
1. Todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.
A NOSSA CASA
"Todos moramos em casas que respeitam a Lei"
Juliana Lucas
Dinis Mariana V.
Clara Sérgio
Rodrigo Gonçalo
Ricardo Flávio
Catarina Martim
Explorámos a partir de histórias:
Dinis Mariana V.
Clara Sérgio
Rodrigo Gonçalo
Ricardo Flávio
Mariana F. Carolina
Explorámos a partir de histórias:
Artigo 69.º
(Infância)
1. As crianças têm direito à protecção da sociedade e do Estado, com vista ao seu desenvolvimento integral, especialmente contra todas as formas de abandono, de discriminação e de opressão e contra o exercício abusivo da autoridade na família e nas demais instituições.
Representámos o que aprendemos:
(Algumas frases das crianças )
Representámos o que aprendemos:
(Algumas frases das crianças )
- "Os meninos estão protegidos pela Constituição";
- "A Bandeira é o símbolo de Portugal / está a proteger os meninos";
- "A menina está sozinha na guerra. O Estado protege esta menina";
- "O menino a ser defendido de ser raptado";
- "Crianças protegidas na família".
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