quarta-feira, 21 de março de 2012

O Dia do Pai

Hoje, 19 de Março festeja-se o Dia do Pai. Este é um tema que permite ser explorado por várias perspectivas, mas a mais comum é a dos afetos.
Ao falar do pai, a criança busca nas suas memórias afetivas a representação do pai e descreve-o, mais emocionalmente do que fisicamente. Em grupo, as crianças criam um POEMA COLETIVO AO PAI:
O Meu Pai...
Gosta de brincar comigo;
Dá carinho;
Gosta de jogar às cartas comigo;
Dá-me amor;
Às vezes dá-me palmadas porque eu porto-me mal;
Às vezes dá-me carinho;
Joga às escondidas comigo;
É simpático;
Brinca às escondidas comigo;
Dá-me beijinhos;
Joga à apanhada;
Joga à bola comigo; 
Dá-me colo;
Dá beijinhos e carinho; 
Gosta de jogar à bola comigo;
Gosta de apanhar pássaros;
Gosta de jogar playstation comigo;
Também joga às escondidas;
Carrega paletes;
Dá beijinhos e abraços;
Dá-me abraços e carinho;
Gosta de mim e gosta da família;
Gosta que eu faça desenhos para ele;
O meu pai é amigo.

 Depois, com mais ou menos facilidade, pelo meio de muitos rabiscos, as crianças com 3, 4, 5 ou 6 anos, representam a figura do pai, ou aquilo que ele representa para si...














Durante toda a semana estes pequenos artistas imaginaram, pintaram e criaram figuras reconhecíveis, a partir de pedras de formatos e tamanhos diversos.































Orgulhosos da sua criação, voltaram para casa com as mãos pesadas, desejando um
FELIZ DIA DO PAI!

Sem comentários: