domingo, 9 de dezembro de 2012

Tradições de Outono

Vivenciar os dias socialmente significativos leva a criança a descobrir a sua cultura e a identificar-se socialmente. O tempo das colheitas trouxe-nos as vindimas, a recolha do milho e os frutos. Aproveitar as vivências que cada criança fez na família e na comunidade e explorá-las no Jardim de Infância, permitiu-nos desenvolver competências sociais e de expressão e comunicação.
A DESFOLHADA
Canções de roda, trabalhos de expressão plástica e a introdução de uma história de uma menina e a sua boneca, construída com espigas de milho, originária dos Indios da América do Sul " Iaci e a Boneca".  Criação de um cartaz, exposto no Jardim de Infância.
  
 

 
 

 
DIA DO BOLINHO
A tradição do Bolinho foi vivida com a confeção de bolinhos no Jardim de Infância, uma atividade apoiada por algumas famílias, amassando e cozendo os bolos nos seus fornos.
 
 

     
 
 
 MAGUSTO
A época das castanhas levou-nos à exploração da origem e características deste fruto, através de histórias e canções. A história "A Maria Castanha" serviu-nos para abordar o tema do projeto deste ano "meninos do mundo" e para, mais uma vez festejar uma tradição local - o magusto.
E foi assim o Magusto no nosso Jardim:

 
 
 




 
 
 
A figura da Maria Castanha e dos meninos do Mundo
                         

Sem comentários: